segunda-feira, 9 de abril de 2012

OAB - III Fórum Regional de Educação Jurídica


Quinta-feira, 26 de abril de 2012- 17h30min » Credenciamento-19h » Solenidade de Abertura - Presidente do Conselho Federal da OAB
Dr. Ophir Cavalcante Junior
Presidente da Seccional da OAB/MS-Dr. Leonardo Avelino Duarte

Presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica
Dr. Rodolfo Hans Geller

Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/MS
Dr. Coraldino Sanches Filho


Palestra Magna » Avanços e Retrocessos: Educação Jurídica Responsável e o Papel da OAB

Prof. Tercio Sampaio Ferraz Junior
Professor Titular Aposentado da Faculdade de Direito e Doutor pela Universidade de São Paulo, e também da Universidade de Mainz na Alemanha. Foi Procurador Geral da Fazenda Nacional, Secretário Executivo do Ministério da Justiça, chefe do departamento Jurídico da Federação das Indústrias (FIESP). Foi membro da Comissão Governamental que elaborou o anteprojeto que originou a atual Lei de Defesa da Concorrência.


21h » Coquetel de confraternização



Sexta-feira, 27 de abril de 2012

9h » Novos Contornos da Educação Jurídica e os Seus Reflexos no Exame de Ordem

Debatedores:

Prof. Rubens Deocussau Tilkian
Pós-Graduação em Direito Societário (LL.M. – Masters of Law) pelo IBMEC - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Vice-Presidente da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem, da OAB/SP e Diretor Jurídico do Conselho de Segurança Comunitário do Itaim-bibi. É membro voluntário do Grupo de Apoio ao Judiciário – GAJ, atuando na área de conciliação nos processos indicados pelo Tribunal de Justiça do Estado de SP.

Prof. Regina Toledo Damião
Licenciada em Letras. Mestrado em História da Cultura, Artes e Educação, Doutora em Direito. Advogada. Professora titular de Direito Civil e Linguagem Jurídica na Universidade Presbiteriana Mackenzie, bem como de Semiótica Jurídica em Programa de Pós-Graduação. Coordenadora do Curso de Direito das Faculdades Integradas Teresa Martin - UNIESP. Co-autora do Livro "Curso de Português Jurídico".

Mediador: Prof. Sergio Santos Sette Câmara (CNEJ)


10h às 10h30min » Questionamentos do público


10h30min » Intervalo de confraternização


11h » A Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico como Instrumento de responsabilidade Social

Debatedores:

Profa. Juliana Gerent
Bacharel em Direito e mestre em Tutela Coletiva dos Direitos Supra-Individuais pela Universidade Estadual de Maringá/Pr, especialista em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Pontíficie Universidade Católica do Paraná, ex-assessora jurídica do Ministério Público do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, ex-professora substituta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, docente nos cursos de graduação das faculdades FCG (Faculdade Campo Grande), FACSUL (Faculdade de Mato Grosso do Sul) e Estácio de Sá, docente nos cursos de pós graduação, palestrante em congressos nacionais e internacionais, autora de artigos jurídicos ambientais.

Profa. Cristiane Derani
Professora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e do Mestrado da Universidade Católica de Santos. Coordenadora da linha de pesquisa sobre biodiversidade do Grupo de Estudos de Direito no Mercosul do programa Most da Unesco. Autora dos livros Direito Ambiental Econômico e Privatização e Serviços Públicos. Pós-doutora pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (França), doutora pela Faculdade de Direito da Johann Wolfgang Goethe Universität (Frankfurt, Alemanha) e pela USP.

Mediador: Prof. Marisvaldo Cortez Amado (CNEJ)


12h » Questionamentos do público


12h30min » Almoço


14h » Processo Regulatório: Medidas Cautelares e Notas Técnicas e Sua Aplicabilidade Legislativa como Instrumento de Regulação dos Cursos Jurídicos.

Debatedores:

Prof. Edgar Gastón Jacob Flores Filho
Bacharel e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Direito pela Universidade Federal de MG. Sócio/advogado - Edgar Gastón Jacobs e advogados associados, professor titular da Pontifícia Universidade Católica de MG e professor titular da Universidade Federal de Ouro Preto.

Prof. Evandro Menezes de Carvalho
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Integração Latino - Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Vice-Diretor de graduação e Professor da FGV Direito Rio, professor da Faculdade de Direito da UFF. Presidente da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi).

Mediador - Prof. Eroulths Cortiano Junior (CNEJ)


15h » Questionamentos do público 15h30min » Intervalo 15h45min » Avaliação Institucional: Ciclo Avaliativo: Posições do MEC e da OAB.

Debatedores:

Profa. Cláudia Maffine Griboski
Graduada em Pedagogia com Especialização em Gestão Escolar. Mestrado em Engenharia de Produção na área de Qualidade da Gestão Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação e Professora da Faculdade de Saúde da UnB. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES/UnB) e do Grupo de Trabalho de Políticas de Educação Superior da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação GT 11/ANPEd.

Prof. Ademar Pereira
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais - Centro Universitário Metropolitano de São Paulo - UNIMESP; Especialista em Gestão e Liderança Universitária - Organização Universitária Interamericana (OUI); Mestre em Direito Político e Econômico - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Doutor em Direito - Universidade de Salamanca. Atualmente é professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Vice-Presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB.

Mediadora Profa. Dinara de Arruda Oliveira (CNEJ).


17h » Encerramento e confraternização.
• Faça sua inscrição
Vagas limitadas!


• Local do evento

Sede da OAB/MS
Av. Mato Grosso do Sul, 4700
Caranda Bosque - Campo Grande - MS
CEP: 79031001


• Informações

Telefones: (61) 2193-9660 / (67) 3318-4700
Contato: comissoes@oab.org.br


• Realização







• Apoio

Fonte: http://www.oab.org.br/ForumEducJur/

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre esta publicação.

You Tube

Loading...